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Caso de sucesso Bizerba

Bizerba aumenta produtividade com PHC

A empresa implementou o PHC Enterprise CS para melhorar os seus processos e agilizar os seus serviços de assistência técnica.


Fundada em 1866, na Alemanha, a Bizerba oferece aos seus clientes dos setores da indústria, retalho e logística um portefólio de soluções de hardware e software relacionadas com a variável "peso": corte, processamento, pesagem e rotulagem (balanças comerciais, sistemas de etiquetagem e codificação, sistemas de controlo de peso, etc). A operar em 140 países, incluindo Portugal, e com 3100 colaboradores, a multinacional alemã pretendia gerir de forma fiável os dados corporativos e melhorar os processos de suporte existentes através da supressão de papel, obtendo as consequentes vantagens em termos de eliminação de erros, omissões e atrasos.

Como não dispunha de nenhuma aplicação de TI para controlar a área de suporte técnico ao cliente e os seus processos serem baseados em papel, a empresa decidiu pesquisar o mercado por uma melhoria, tendo encontrado as soluções da PHC, que eram as únicas que integravam de série um módulo de assistência técnica.

Solução escolhida
O projeto ficou a cargo da Winsig que, inicialmente, efetuou o levantamento das funcionalidades desenvolvidas por outros parceiros e colaboradores da Bizerba para análise e discussão. Uma etapa que teve um papel importante nas reuniões de tomada de decisão sobre as funcionalidades a manter, a ampliar e/ou a abandonar futuramente, contribuindo para a definição das ferramentas adequadas às necessidades existentes e outras entretanto identificadas.

Para responder à evolução do negócio, a Bizerba optou pela implementação do PHC Enterprise CS, com os módulos PHC Documentos Eletrónicos, PHC Contabilidade, PHC Suporte, PHC Imobilizado, PHC Gestão e PHC Intrastat.

A nova solução passou então a permitir que o Serviço de Assistência Técnica (SAT) da empresa ficasse mais agilizado, automatizando as suas atividades de manutenção corretiva e preventiva. De acordo com o fluxo definido, os serviços solicitados pelos clientes via telefone, email ou fax são recebidos e registados no PHC pelo respetivo centro coordenador de SAT. No caso de serem enviados por EDI, são integrados automaticamente no PHC. São depois exportados para o sistema móvel de SAT, onde por sua vez são atribuídos aos técnicos pelo coordenador do respetivo centro. Após a realização dos trabalhos, o técnico dá como concluído o serviço no sistema móvel, sendo enviado e integrado automaticamente no PHC e processado em função da sua classificação como garantia, instalação ou faturação (emitida em suporte papel ou por EDI). Direta ou indiretamente, através do interface PHC ou do interface SIS, praticamente toda a organização utiliza o PHC (30 colaboradores). A solução gere 9 mil intervenções/ano, num universo de 4500 clientes e 30 mil equipamentos ativos.

Benefícios do projecto
“As novas soluções resultaram num aumento da produtividade e da excelência operacional da Bizerba, tendo a melhoria dos resultados em termos de qualidade dos dados manuseados e extraídos do sistema sido notória”, referiu João David, diretor comercial da Bizerba.

A empresa “passou a ter análises reais para apoio na gestão de negócio, sempre e quando a base de dados é configurada tendo em conta os outputs pretendidos e a ter uma maior facilidade de rastreabilidade de processos, permitindo dar respostas objetivas e tomar decisões baseadas em dados reais e em tempo útil”, revelou o executivo. A multinacional alemã também “ficou também com maior poder para se adaptar continuamente às especificidades do seu negócio, sejam elas burocráticas (legais ou fiscais), alteração de processos operacionais ou de integração com outros sistemas e conseguiu uma otimização de custos através da racionalização de meios”, continuou.

A empresa pretende continuar com o processo de melhoria contínua nos seus processos operacionais, não descartando por isso o recurso a outros módulos PHC.

Junho 2013

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