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Dificuldades na submissão do ficheiro SAF-T no site da AT

Dificuldades na submissão do ficheiro SAF-T no site da AT no seguimento das alterações para 2023

Publicado em 09.08.2022



Caro Cliente, 

A Autoridade Tributária está a fazer alterações ao Portal de Comunicação do SAF-T no que toca à comunicação dos elementos dos documentos de faturação, devido a alterações que vão entrar em vigor em janeiro de 2023.

Por este motivo, a AT disponibilizou temporariamente uma opção no Portal para que o ficheiro SAF-T possa ser entregue enquanto estão a efetuar as novas alterações, de forma a não impedir a entrega dos ficheiros no formato existente até aqui.

Esta nova opção encontra-se em:



Uma vez que esta opção utiliza ainda o JAVA deverá efetuar os procedimentos abaixo descritos:

Deverá certificar-se que tem instalada uma versão de JAVA de 32 bits e deverá efetuar os seguintes passos:
 

  • Aceder ao menu "Definições e muito mais (Alt+F) (...)
  • Definições
  • Browser predefinido
    • na opção "Permitir que o IE abra sites no Edge" escolher a opção "Nunca" (será apresentada a mensagem "Voltar ao Internet Explorer para abrir um site antigo" onde deverá escolher a opção "Sim, tenho a certeza");

    • na opção "Permitir que os sites sejam recarregados no modo Internet Explorer" deverá marcar a opção "Permitir" (ao marcar essa opção ser-lhe-á pedido para reiniciar o Browser, deverá confirmar);

    • após o reiniciar, na opção "Modo de páginas do Internet Explorer" deverá aceder a "Adicionar" e inserir o endereço da página pretendida, no caso do SAF-T: https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/enviarSaftAppletForm.action

    • por fim deverá fechar o Microsoft Edge e voltar a aceder ao Portal das Finanças através desse navegador.

 

De seguida e depois de efetuar o login no Portal das Finanças, no local de comerciante, deve selecionar a opção de "Enviar Ficheiro (versão IE a descontinuar)" (ver imagem acima).
De notar que esta opção vai estar disponível no Portal das Finanças até 31 de dezembro de 2022.

Caso as dificuldades na submissão do ficheiro SAFT persistam, deverá entrar em contacto diretamente com a AT, segundo indicações da mesma, no entanto, certifique-se que tentou previamente o envio pelos passos acima descritos.

 

A considerar

  • A AT na sua página de envio do ficheiro SAF-T(PT) tem vindo a acrescentar notas que importa ter em conta:

  • Nos testes realizados internamente na PHC detetou-se que por vezes ao validar o ficheiro a aplicação bloqueia não concluíndo o processo com sucesso. Nestas situações deverá refrescar o browser e tentar novamente, ou em alternativa mudar de browser.

 

Bom trabalho, 
PHC  

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