Sincronização automática de dados entre as fichas de Contacto e de Cliente
Numa empresa, todos os dias se criam novos contactos.
Por norma, todos eles são registados pois podem significar novos clientes ou entidades de valor para a empresa.
Em alguns casos, estes contactos não passam disso mesmo, Contactos. Noutros, evoluem de contactos a potenciais
clientes e de potenciais para clientes efectivos.
Esta dinâmica, patente nas comunicações com o exterior, requer a inserção dos dados do contacto na base de
dados da empresa e a sua constante actualização.
Para que não seja necessário actualizar, por exemplo, o nº de telefone do seu cliente também na tabela de
contactos, a PHC criou uma ferramenta que permite que as alterações observadas em grande parte dos campos
existentes na ficha do contacto, se reflictam directamente nos campos correspondentes da ficha de cliente.
Esta ferramenta encontra-se disponível nas aplicações PHC CRM Comercial e PHC Gestão, em todas as gamas, a
partir da versão 2006.
Para que esta sincronização de dados possa ter lugar, é necessário que exista uma ligação directa entre um
determinado contacto e um cliente. Para
criar esta ligação, basta usar a opção “Transformar em Cliente”, existente nas opções de menu do ecrã de
contactos. Assim, a aplicação cria uma ficha de cliente preenchendo-a automaticamente com os dados do contacto, mantendo as duas fichas
ligadas.
Para que as alterações efectuadas numa ficha se reflictam na outra, deve activar o parâmetro
“Sincronização automática de contactos com ficha de cliente (re-instalar triggers)”.
Neste momento, sempre que os campos essenciais referentes aos dados pessoais ou campos como a
Zona, Vendedor e Segmento de mercado forem alterados na ficha, por exemplo, de contactos,
os mesmos são actualizados na ficha do cliente correspondente.
Este automatismo é bidireccional, pelo que, também as alterações efectuadas na ficha do cliente se reflectem automaticamente na ficha do respectivo
contacto.
Desta forma, sempre que seja necessário registar alterações na ficha de um contacto ou cliente,
o utilizador apenas necessita de as efectuar uma vez.
Com esta funcionalidade, evita escrever duas vezes a mesma informação, o que, para além de poupar tempo,
garante eficiência na actualização da informação.
Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.
Até à próxima,
Márcia Silva
Controlo de Qualidade
PHC
Julho 2008
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