Como garantir o preenchimento de determinado campo
Vamos imaginar o
seguinte cenário. Alguém necessita de uma listagem com todos os
nossos clientes, mas separados pelas respectivas zonas
geográficas. Até aqui, tudo bem. Uma das formas para chegar a
esta análise, poderá ser criar um mapa definido com o nome do
Cliente, separado e ordenado pelo campo “Zona do Cliente”. Mas,
ao visualizar o mapa, o que é que verificamos? Existem clientes
que não têm o campo da Zona do Cliente” preenchido. Resultado?
Uma série de Clientes agrupados numa zona “em branco”, visto o
respectivo campo não estar preenchido.
Este foi apenas um pequeno
exemplo, pois esta situação acontece-nos diariamente, e nas mais
variadíssimas situações. No entanto, existe uma forma de
podermos evitar que determinados campos possam ficar por
preencher. Caso determinado campo deva ser sempre preenchido
quando um registo é criado ou alterado, podemos através das
Regras do Utilizador, funcionalidade existente em Supervisor,
Framework PHC, criar obrigatoriedade de preenchimento para
determinado campo, ou até mesmo se preferir, criar apenas um
aviso para o preenchimento do campo.
Acedendo a Supervisor,
Framework PHC, Regras do Utilizador, encontramo-nos no ecrã para
a criação das Regras do Utilizador. Quem já conhecer a Framework
PHC, poderá construir a Regra, indicando o nome da Tabela, o
comando X-Base a utilizar, etc. No entanto, para facilitar a
criação de uma Regra de Utilizador, existe também um Assistente
de Regras do Utilizador (botão do lado direito do ecrã das
Regras do Utilizador) que nos permite de uma forma muito
simples, criar uma Regra do Utilizador para determinado campo.
Seleccionando o botão do Assistente, vamos navegar por uma série
de passos acompanhados sempre por explicações sobre cada uma das
opções existentes, e ao chegar ao último passo, estarão
definidos todos os critérios que vamos usar na regra, ou seja
para que ecrã, para que campo, qual a mensagem a ser apresentada
ao utilizador, e que tipo de Regras pretendemos: se não deixa
gravar, se apenas avisa e deixa gravar, ou até mesmo se não
permite apagar o registo.
Após concluir todos os
passos do Assistente, a Regra está criada e imediatamente
disponível para utilização. Assim, ao alterar ou introduzir um
novo registo, neste caso uma ficha de Cliente nova, em que o
campo “Zona do Cliente” não está preenchido, será
automaticamente fornecida uma informação ao utilizador,
alertando-o para o facto da necessidade, obrigatória ou não, do
preenchimento do campo.
Desta forma, poderá garantir
que campos em que seja necessário que o seu preenchimento não
seja esquecido, alertar ou mesmo impedir que os utilizadores
gravem determinado registo sem que a informação esteja
totalmente preenchida.
Seja para possíveis análises, ou simplesmente para a correcta
coerência dos dados dos registos, as Regras do Utilizador
permitem criar automatismos que auxiliam os seus utilizadores a
não deixar passar despercebido ou no esquecimento, informação de
análise importante para a empresa.
Contamos que lhe seja útil esta informação e
esteja atento às
próximas edições da iDirecto.
Até à próxima,
Cláudio Marques
Investigação
PHC
Março 2009
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