Sabia que é possível efectuar a sinalização de uma encomenda? Muitas vezes ao efectuar uma encomenda de elevado valor monetário, ou relativa a um artigo que não exista em stock, é usual solicitar ao cliente um “sinal” por forma a garantir o compromisso da aquisição. Para responder a esta necessidade deve, no ecrã de Configuração de Dossiers Internos, em "Configuração", activar a opção "Permite associar Facturas de Adiantamento". Desta forma, ao gravar a introdução de uma encomenda de cliente configurada com esta opção surge a pergunta "Quer introduzir um Factura de Adiantamento?". Se responder que sim, a aplicação abre o ecrã de Facturas de Adiantamento já com a informação do cliente preenchida (proveniente do dossier). Ao gravar a factura de adiantamento este fica automaticamente associado à encomenda de cliente. Se responder que não, apenas é gravado o dossier. Na encomenda de cliente, ao clicar no botão "Adiantamento(s)", o utilizador pode também escolher as opções "Consultar Factura(s) de Adiantamento" e "Introduzir Factura de Adiantamento". A seguir, no ecrã de Facturas de Adiantamento, o utilizador poderá inclusivamente consultar os dossiers internos do adiantamento através do botão “Dossiers”. Ao clicar neste botão é seleccionado automaticamente o dossier interno associado. Neste ecrã também pode eliminar a associação existente, bem como associar o adiantamento a outro dossier interno através do mesmo botão. Para concluir o processo, resta apenas efectuar a facturação da encomenda e regularizar a factura de adiantamento. Para isso, no ecrã de Configuração de Documentos de Facturação, em "Configuração”, o utilizador deve activar as opções "Conta corrente: Regulariza adiantamentos" e "Permite regularizar Facturas de Adiantamento associados aos Dossiers Internos”. Esta configuração permite a escolha de uma de três opções: "Não faz nada"; "Pergunta"; "Automático". Se escolher a opção "Não faz nada" o documento de facturação segue a rotina já existente de regularização de facturas de adiantamento, ou seja, manual. Se escolher a opção "Pergunta" é apresentada uma lista, onde deve seleccionar os recibos a regularizar, caso as linhas do documento provenham de um dossier interno. Se escolher a opção "Automático" nada é mostrado e é efectuada a regularização de todos as facturas de adiantamento para o cliente, caso as linhas do documento provenham de um dossier interno. Esta funcionalidade existe em todas as gamas do módulo PHC Gestão CS a partir da versão 2013 e torna-se bastante útil no quotidiano das transacções comerciais. Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto. Até à próxima, Ricardo Velosa Qualidade PHC Novembro 2012 Veja ainda... Pagamentos via UnicreDê prioridade às suas promoçõesReconciliação Bancária AutomáticaAgilize as suas cobrançasTabela de tipos nas linhas de dossiers internosAumente o impacto das suas PromoçõesEmitir um recibo no ecrã de faturaçãoFaturas que agrupam linhas automaticamenteWorkflow Operacional - listas nos dossiers internosEmitir recibo quando grava a facturaMailing de Conta CorrenteDossiers de Preços de ClientesDocumento de Facturação com Dois ClientesComunicação de Operações e Posições com o Exterior - COPEDocumento autofacturação isento de IVAProteja as suas facturasMonitor de Gestão Previsional de TesourariaAuto regularizar uma fatura-reciboCliente sem Retenção de IRSRegularizar vários adiantamentos numa só compraPHC CS garante o cumprimento das novas imposições legais, de forma cómoda e automáticaAnular inversão de armazéns na cópia de dossiersControle o limite de crédito dos seus clientesOpção Conferido nos Dossier InternosActualizar Dados para a Gestão de EncomendasGerir Recebimentos e PagamentosLocal de tesouraria na factura simplificadaGestão de cheques no PHC Gestão CSComo saber as Encomendas Pendentes dos seus clientesCativação de stocksCódigo de barras alternativoComo tornar as cobranças mais organizadasDuplicar ComprasUtilizar o cliente genéricoClassificar as linhas de um dossier internoAnálises Rápidas nos Dossiers InternosComo configurar e utilizar as Tabelas de Preços no Software PHCCópia entre documentos de comprasAnálises EmpresariaisUtilização da descrição técnicaMapas de Resumo de IVAMantenha a numeração dos documentosTesouraria OrçamentalValorização em valor de StockAltere o IVA quando introduz os seus artigos nas linhas da fatura. Ganhe tempo e flexibilidadeValidação do NIF na Ficha do ClienteMonitor de Gestão Previsional de TesourariaTorne as facturas a prestações num descansoGaranta Encomendas mais completasNova forma de criar FiltrosAtribuir custos a várias comprasAnulação de Dossiers InternosCondições de PagamentoDescontos por prazo de liquidaçãoCrie Promoções para ClientesRegularização rápida de recibos de clientesGestão de Lotes por data de validadeAtalhos de introdução e consulta de registosCriar clientes, contactos e fornecedores via entidadeRegularização de recibos de c/c gera adiantamentosEncontro de ContasImagens de Artigos em Mapas DesenhadosUm pormenor com muito detalheMailing de Contas CorrentesWorkflow OperacionalInversão do Sujeito Passivo no Software PHCBloqueie artigos para entrada e saídaIntegrar compras de Imobilizado na contabilidadeGrupos de filtros de utilizadorTabela de comissõesProdução do ficheiro COPEControlar os Stocks NegativosComunicação de Inventários de Existências à ATReferência dos artigos do fornecedorInventário de stocksInventário físico de mercadoriasLançamentos Rápidos em Dossiers InternosGestão de Acessos por ÁreaStock por Armazém de cores e tamanhos nos DocumentosDocumentos de Tesouraria na GestãoDesconto em Valor nos Dossiers Internos e FacturaçãoEstado do documento de faturaçãoMais usabilidade nos filtrosResposta às exigências legais no PHC CS WebAnular vários documentos de uma só vezConquiste os seus clientesCalendário PHC – Obrigações fiscaisA inserção de vários movimentos num único registoCondições de PagamentoMonitor de TrabalhoEmissão Automática de Facturação a partir de InscriçõesEstabelecimento na listagem de produtos vendidosListagens por defeitoIdiomas para a descrição do artigoMapa de CargaDatas no Assistente de Pagamentos a FornecedoresDossiers Internos de AvençasVisualização de Extractos de Conta CorrenteInteração com fornecedores facilitadaConfiguração de notificações de utilizadorFactura Simplificada de FornecedorIncluir os Adiantamentos em PagamentosComo usar a exportação para contabilidade externaFerramenta de Pesquisa (Ctrl+M)Actualização de Preços nos ArtigosReferências MultibancoAtualização dos códigos postaisBackups obrigatóriosReferências Alternativas em ArtigosExportação de documentos de forma eletrónicaDiagnóstico de Stocks NegativosCalcule o IVA sobre o lucroImagens nos IDUs gravadas na base de dadosActualizar o melhor FornecedorFatura RascunhoAssistente de PagamentosObjetivos de VendasReferências de Artigos InactivosIntegração do Software PHC com MB DOX