Consiga um maior controlo sobre os cheques da empresa Sabia que pode agilizar a tarefa de gerir os cheques recebidos - sabendo sempre qual o seu estado, se os mesmos já se encontram depositados, que cheques pré-datados possui em carteira ou que cheques existem no estado de incobráveis? Antes de iniciar a utilização da Gestão de Cheques é necessário validar nos parâmetros do sistema as seguintes opções: - Utiliza gestão avançada de Títulos de Tesouraria - Número de vezes que o mesmo Título de Tesouraria pode ser incluído num Talão de Depósito - Ref. de stocks para lançamento de encargos de Títulos de tesouraria na Faturação - Código de tesouraria para registo de encargos de Títulos de tesouraria O registo de um título em carteira pode ser efetuado através das seguintes opções: - Registo do título no ecrã “Recibos de c/c de clientes” - Registo do título no ecrã de Faturação, separador Dados de Tesouraria - Inserção direta no ecrã de Títulos de Clientes (opção não aconselhada dado que não existe qualquer ligação a um documento de venda/recebimento de clientes) Tomemos como exemplo o pagamento de uma fatura por cheque e emissão do recibo de liquidação: Ao emitir um recibo de cliente, para efetuar o lançamento do cheque deve-se aceder ao separador títulos e ativar o campo “Este Recibo tem Títulos”. Ao ativar este campo o ecrã fica em modo de edição de forma a inserir os dados inerentes ao cheque recebido. O campo valor será preenchido de forma automática de acordo com o valor do recibo (campo “Total do documento”). Ao clicar no botão gravar, o registo do cheque recebido é efetuado automaticamente no ecrã de Títulos de Clientes ficando na situação de “Aceite”. Após a aceitação do cheque o mesmo pode ser depositado, clicando no botão “Depósito” ou "Substituição". Consoante a operação efetuada, os botões de operações ficam em modo edição de forma a ser possível efetuar outras ações, tais como voltar a dar entrada de um cheque devolvido. Quando se aceita cheques existe por vezes a ação de devolução do mesmo por parte da entidade bancária. Quando esta situação acontece deve ser escolhida a opção ”Devolução” nas Operações para que o cheque volte novamente a estar disponível para depósito e para que se possa proceder à emissão do documento de faturação inerente aos encargos tidos com a devolução do cheque. Quando se clica no botão “Devolução” é aberta a seguinte janela onde inserimos o valor das despesas de forma a ser emitida o documento de faturação. Ao efetuar a devolução é ativado de forma automática o campo “já pelo menos uma vez devolvido” de forma a informar que o cheque em questão corre o risco de se tornar incobrável. A integração na contabilidade (para quem possui o módulo PHC Contabilidade CS) das despesas de devolução de cheques devem ser sempre efetuadas através da opção Integrar – Clientes – Integrar encargos com títulos. Nota: Um determinado cheque pode ser depositado tantas vezes quanto o número de vezes definido nos parâmetros do sistema. Esperamos que esta informação lhe seja útil e fique atento às próximas edições da IDireto Até já, Paula Santos Qualidade PHC Março 2014 Veja ainda... Pagamentos via UnicreDê prioridade às suas promoçõesReconciliação Bancária AutomáticaAgilize as suas cobrançasTabela de tipos nas linhas de dossiers internosAumente o impacto das suas PromoçõesEmitir um recibo no ecrã de faturaçãoFaturas que agrupam linhas automaticamenteWorkflow Operacional - listas nos dossiers internosEmitir recibo quando grava a facturaMailing de Conta CorrenteDossiers de Preços de ClientesDocumento de Facturação com Dois ClientesComunicação de Operações e Posições com o Exterior - COPEDocumento autofacturação isento de IVAProteja as suas facturasMonitor de Gestão Previsional de TesourariaAuto regularizar uma fatura-reciboCliente sem Retenção de IRSRegularizar vários adiantamentos numa só compraPHC CS garante o cumprimento das novas imposições legais, de forma cómoda e automáticaAnular inversão de armazéns na cópia de dossiersControle o limite de crédito dos seus clientesOpção Conferido nos Dossier InternosFacturas de adiantamento associados a dossiers internosActualizar Dados para a Gestão de EncomendasGerir Recebimentos e PagamentosLocal de tesouraria na factura simplificadaComo saber as Encomendas Pendentes dos seus clientesCativação de stocksCódigo de barras alternativoComo tornar as cobranças mais organizadasDuplicar ComprasUtilizar o cliente genéricoClassificar as linhas de um dossier internoAnálises Rápidas nos Dossiers InternosComo configurar e utilizar as Tabelas de Preços no Software PHCCópia entre documentos de comprasAnálises EmpresariaisUtilização da descrição técnicaMapas de Resumo de IVAMantenha a numeração dos documentosTesouraria OrçamentalValorização em valor de StockAltere o IVA quando introduz os seus artigos nas linhas da fatura. 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