A criação de uma data efetiva de entrega Sabe qual é motivo para a existência do campo “Data efetiva de entrega” nos Dossiers Internos e nos Documentos de Faturação? Esta funcionalidade está disponível no módulo PHC CS Gestão web, em todas as gamas a partir da versão 17, e permite dar resposta à exigência dos seguintes documentos legais: .Despacho n.º 8632/2014 de 3 de julho .Portaria 274/2013 de 21 de agosto Nos Dossiers Internos, se deixar o campo “Data efetiva de entrega” vazio poderá sempre alterá-lo, exceto a partir do momento em que o mesmo seja fechado. Sempre que “Faturar” o Dossier, independentemente da configuração do documento de faturação, o Software PHC atribuirá à linha do documento de faturação a data existente no campo “Data efetiva de entrega” do Dossier, ou na falta desta, a data de emissão do Dossier (de acordo com a Portaria mencionada). Nos Documentos de Faturação (onde se inclui os Documentos de conferência de entrega de mercadorias ou da prestação de serviço), o campo “Data efetiva de entrega” é de preenchimento obrigatório e está disponível no separador “Outros Dados”, onde é preenchido automaticamente com a data do sistema, assim que introduz um novo documento de faturação. Caso necessite de utilizar datas diferentes e individualizadas por artigo, deverá ativar a opção “Utiliza data efetiva de entrega nas linhas do documento” na configuração do documento de faturação. Assim que ativar esta opção, nas linhas do documento aparecerá a coluna “Opções”. Aqui é disponibilizada mais informação sobre o esse artigo, inclusive a “Data de Entrega” em que aquele artigo será colocado à disposição do adquirente. Caso esteja a emitir um documento de faturação por cópia de um Dossier Interno, o software atribuirá à linha do documento de faturação a data existente no campo “Data efetiva de entrega” do dossier, ou na falta desta, a data de emissão do dossier de origem. Se a fatura for feita por cópia de outro Documento de Faturação, as linhas assumem a data efetiva de entrega das linhas do documento de faturação de origem, se estiverem ambos configurados para tal. Na falta desta, preenche com a “Data efetiva de entrega” que se encontra no separador “Outros Dados” do documento de origem. Em qualquer das situações, assim que o documento é assinado, deixa de ser possível a alteração dos campos referentes à Data efetiva de entrega. Ao produzir o ficheiro SAF-T(PT) no sistema PHC CS Desktop, o elemento 4.1.4.18.8 de Documentos Comerciais (TaxPointDate) terá o seguinte comportamento: i) Se existirem datas de entrega nas linhas do documento, são essas as comunicadas para o respetivo campo do ficheiro SAF-T; ii) Se nas linhas não existirem datas de entrega, a informação a ter em consideração é a que está no campo “Data efetiva de entrega”. Desta forma, é possível dar resposta às exigências legais, com o intuito de manter o software versátil para as necessidades do seu dia-a-dia. Esta funcionalidade minimiza as suas preocupações no momento da emissão de documentos certificados e aumenta a fiabilidade da informação comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira, tendo em conta as responsabilidades legais por ela exigidas. Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto. Até à próxima, Daniel Gonçalves Desenvolvimento PHC Fevereiro 2016 Veja ainda... Pagamentos via UnicreDê prioridade às suas promoçõesReconciliação Bancária AutomáticaAgilize as suas cobrançasTabela de tipos nas linhas de dossiers internosAumente o impacto das suas PromoçõesEmitir um recibo no ecrã de faturaçãoFaturas que agrupam linhas automaticamenteWorkflow Operacional - listas nos dossiers internosEmitir recibo quando grava a facturaMailing de Conta CorrenteDossiers de Preços de ClientesDocumento de Facturação com Dois ClientesComunicação de Operações e Posições com o Exterior - COPEDocumento autofacturação isento de IVAProteja as suas facturasMonitor de Gestão Previsional de TesourariaAuto regularizar uma fatura-reciboCliente sem Retenção de IRSRegularizar vários adiantamentos numa só compraPHC CS garante o cumprimento das novas imposições legais, de forma cómoda e automáticaAnular inversão de armazéns na cópia de dossiersControle o limite de crédito dos seus clientesOpção Conferido nos Dossier InternosFacturas de adiantamento associados a dossiers internosActualizar Dados para a Gestão de EncomendasGerir Recebimentos e PagamentosLocal de tesouraria na factura simplificadaGestão de cheques no PHC Gestão CSComo saber as Encomendas Pendentes dos seus clientesCativação de stocksCódigo de barras alternativoComo tornar as cobranças mais organizadasDuplicar ComprasUtilizar o cliente genéricoClassificar as linhas de um dossier internoAnálises Rápidas nos Dossiers InternosComo configurar e utilizar as Tabelas de Preços no Software PHCCópia entre documentos de comprasAnálises EmpresariaisUtilização da descrição técnicaMapas de Resumo de IVAMantenha a numeração dos documentosTesouraria OrçamentalValorização em valor de StockAltere o IVA quando introduz os seus artigos nas linhas da fatura. Ganhe tempo e flexibilidadeValidação do NIF na Ficha do ClienteMonitor de Gestão Previsional de TesourariaTorne as facturas a prestações num descansoGaranta Encomendas mais completasNova forma de criar FiltrosAtribuir custos a várias comprasAnulação de Dossiers InternosCondições de PagamentoDescontos por prazo de liquidaçãoCrie Promoções para ClientesRegularização rápida de recibos de clientesGestão de Lotes por data de validadeAtalhos de introdução e consulta de registosCriar clientes, contactos e fornecedores via entidadeRegularização de recibos de c/c gera adiantamentosEncontro de ContasImagens de Artigos em Mapas DesenhadosUm pormenor com muito detalheMailing de Contas CorrentesWorkflow OperacionalInversão do Sujeito Passivo no Software PHCBloqueie artigos para entrada e saídaIntegrar compras de Imobilizado na contabilidadeGrupos de filtros de utilizadorTabela de comissõesProdução do ficheiro COPEControlar os Stocks NegativosComunicação de Inventários de Existências à ATReferência dos artigos do fornecedorInventário de stocksInventário físico de mercadoriasLançamentos Rápidos em Dossiers InternosGestão de Acessos por ÁreaStock por Armazém de cores e tamanhos nos DocumentosDocumentos de Tesouraria na GestãoDesconto em Valor nos Dossiers Internos e FacturaçãoEstado do documento de faturaçãoMais usabilidade nos filtrosAnular vários documentos de uma só vezConquiste os seus clientesCalendário PHC – Obrigações fiscaisA inserção de vários movimentos num único registoCondições de PagamentoMonitor de TrabalhoEmissão Automática de Facturação a partir de InscriçõesEstabelecimento na listagem de produtos vendidosListagens por defeitoIdiomas para a descrição do artigoMapa de CargaDatas no Assistente de Pagamentos a FornecedoresDossiers Internos de AvençasVisualização de Extractos de Conta CorrenteInteração com fornecedores facilitadaConfiguração de notificações de utilizadorFactura Simplificada de FornecedorIncluir os Adiantamentos em PagamentosComo usar a exportação para contabilidade externaFerramenta de Pesquisa (Ctrl+M)Actualização de Preços nos ArtigosReferências MultibancoAtualização dos códigos postaisBackups obrigatóriosReferências Alternativas em ArtigosExportação de documentos de forma eletrónicaDiagnóstico de Stocks NegativosCalcule o IVA sobre o lucroImagens nos IDUs gravadas na base de dadosActualizar o melhor FornecedorFatura RascunhoAssistente de PagamentosObjetivos de VendasReferências de Artigos InactivosIntegração do Software PHC com MB DOX