Uma gestão responsável e bem-sucedida passa cada vez mais por um controlo rigoroso da tesouraria.
Mais do que saber o estado das contas bancárias e manter atualizados os planos de recebimentos e pagamentos, é preciso antecipar cenários, fazer projeções financeiras. No fundo, perspetivar o futuro para tomar as melhores decisões.
Para isso, é importante contar com a ajuda do software, naquele que é o seu papel mais relevante: o apoio à gestão de sucesso.
O PHC CS Gestão dá-lhe esse apoio através de monitores interativos que lhe permitem conhecer o estado das suas finanças com base em recebimentos e pagamentos reais ou previsionais, mas que funcionam também como simuladores de situações hipotéticas.
Por um lado, permite-lhe fazer simulações de saldo de contas com o saldo inicial real ou com um saldo inicial hipotético que indicar, seja para uma conta específica, seja para os movimentos em todas as contas. E se tem certeza de que vai receber ou pagar determinado valor na data acordada, pode dá-lo como confirmado, alargando o âmbito da simulação ao valor previsional tendo em conta apenas valores confirmados.
Por outro lado, através do Monitor de Gestão Previsional de Tesouraria, analisa e controla toda a calendarização de receitas e encargos no espaço temporal que pretender, podendo igualmente aceitar o saldo inicial resultante dos movimentos lançados ou indicar um valor de saldo inicial que pretenda considerar para análise. E se acordar a alteração de data de determinado movimento, então tire partido deste monitor para ajustar de forma simples toda a informação.
Estes são dois dos monitores de apoio à gestão de tesouraria que destacamos pela capacidade de análise do estado real, mas também pela flexibilidade em cruzar diferentes perspetivas e em antecipar cenários hipotéticos que permitem ao gestor estar mais preparado.
Nota: a alteração do valor do saldo inicial é uma funcionalidade disponível exclusivamente para os utilizadores com PHC On ativo.