A taxa SIRCA foi criada para financiar os encargos relacionados com o sistema de recolha de cadáveres de animais, e os negócios do sector pecuário (p. ex. explorações de ovinos, suínos, caprinos ou bovinos e matadouros) têm agora a obrigação de incluirem a taxa SIRCA na sua faturação.
A Taxa SIRCA não influência o total faturado no momento da aquisição do animal, mas sim no momento do seu abate. O que faz com que os negócios de exploração pecuária sejam obrigados a mencionar esta taxa nos seus documentos de venda, sem que com isso o total do documento seja afetado. Outros negócios, como os matadouros, são obrigados a aplicar a taxa SIRCA no momento do abate e a comunicar à AT através do ficheiro SAF-T-PT.
O Software PHC CS está preparado para aplicar a Taxa SIRCA na faturação (tanto para explorações pecuárias como matadouros) e ajudando a simplificar ao máximo o cumprimento desta obrigação legal.
Se possui uma exploração pecuária ou um matadouro, o PHC CS Ecovalor está apto para o ajudar a cumprir com a aplicação da taxa SIRCA.
Veja como é rápido configurar o software de gestão PHC CS para deixar de se preocupar com o cumprimento desta obrigação.
1 - Ativar o parâmetro "Usa sistema de recolha de cadáveres de animais mortos na exploração (SIRCA)",
2 - Na ficha dos artigos ativar a opção “Artigo com ecovalor” e no separador próprio encontra o campo SIRCA onde deverá colocar o valor da respetiva taxa.
No caso do matadouro, deverá também ativar a opção “Esta taxa é aplicada ao total líquido do documento”,
3 – Criar séries de documentos de faturação com a opção “Utiliza ecovalor”,
4 – Criar um desenho de impressão com os campos de ecovalor, tanto nas linhas como nos totais.
E depois destes 4 passos, avance para a emissão de faturas.
O software PHC CS ajuda os negócios de exploração que são obrigados a mencionar a taxa SIRCA nos documentos de venda (sem afetar o valor total do documento). Mas também está preparado para que os matadouros possam aplicar a taxa SIRCA no abate dos animais, para posterior entrega à DGAV. Esta taxa estará refletida no ficheiro SAF-T-PT que será enviado à AT.
Fácil de configurar, o módulo PHC CS Ecovalor oferece-lhe a segurança e simplicidade que procura para aplicação da taxa SIRCA, sem complicações.