A ILMAR utiliza os mais avançados e rigorosos métodos de produção, baseados em equipamento e tecnologia informática de ponta, que resultam em produtos de alta qualidade – máquinas robustas e de elevado desempenho, bem como moldes altamente resistentes ao desgaste. Na área de gestão, a performance da companhia não estava a acompanhar a inovação e modernização que a caracterizam, um factor que rapidamente foi identificado e corrigido pelos seus gestores.
Solução escolhida
"Tínhamos uma grande necessidade de adaptar a empresa e os seus
processos às TI, de forma a tornar os mesmos mais eficazes e inovadores,
tornando a empresa mais competitiva", disse Pedro Martins, Sócio da
ILMAR. De acordo com o gestor, a solução que utilizavam anteriormente,
que na produção utilizava uma base de dados desenvolvida internamente,
não estava a responder a todas as expectativas.
Após uma apresentação levada a cabo pela
Parâmetro Global, empresa que
ficou encarregue da implementação do projecto, os gestores verificaram
que a solução da PHC "respondia aos requisitos actuais e futuros da
ILMAR, pois trata-se de uma plataforma extensa e modular, que vai
permitir acompanhar a evolução da empresa".
A solução implementada assenta nas gamas
PHC Corporate CS e
PHC Manager Manufactor CS e é utilizada por vários departamentos,
nomeadamente, pelas áreas administrativa, comercial, técnica e
operacional, perfazendo um total de oito utilizadores. A empresa
desenvolveu também um site de forma a aproximar os seus clientes a
processos essenciais na empresa.
O projecto levado a cabo na ILMAR levou aproximadamente um ano até
estar concluído. A extensa duração da implementação “foi uma escolha
nossa, preferimos uma implementação alargada, pois desta forma todos os
processos foram levantados, implementados e testados antes de serem
colocados em produção”, disse Pedro Martins. No total, revelou, o tempo
efectivo de implementação "foi de apenas 150 horas".
Também os tempos de formação foram bastante reduzidos, fruto da
intuitividade das aplicações e também do facto de todos os colaboradores
terem estado envolvidos no processo de implementação. Além disso,
acrescentou Pedro Martins, "a parametrização dos documentos e dossiers
foi feita de forma a aparecer a informação indispensável a cada
colaborador".
Benefícios do projecto
Com os oito recursos já habituados às soluções da PHC, as mais-valias
são bem visíveis. Na área administrativa, segundo Pedro Martins, os
processos "foram muito optimizados, desde a encomenda do cliente que é
automaticamente recebida no Software PHC, à possibilidade de criação de
artigos, que também foi completamente automatizada com base em
características dos mesmos, evitando a duplicação de códigos e tornando
mais eficiente a sua pesquisa". O processo de compras, continuou o
responsável da ILMAR, "passou a ser realizado com base em requisições
emitidas pela área de produção, o que representa um controlo mais
apurado em termos de prazos de entrega, e o processo de montagem das
máquinas nos clientes e o suporte pós-venda passou a ser suportado em
dossiers criados para o efeito, sendo os custos apurados de forma
imediata".
Por outro lado, na área de produção, a capacidade que a
empresa passou a ter em termos de planeamento da execução das encomendas
e o seu acompanhamento em tempo real "permite analisar toda a informação
da área produtiva, passando todas as equipas de produção a ter
informação dos prazos pretendidos em cada operação, para cumprir os
prazos de entrega". No site da empresa, o cliente passou a ter também
disponível a informação em tempo real do estado de produção da sua
encomenda, na sua área reservada.
A ILMAR está plenamente satisfeita
com a sua nova solução de gestão, contando com a mesma para o seu
presente e futuro, não colocando de lado uma possível actualização em
breve.
Junho 2011 |