J.P. Sá Couto

J.P. Sá Couto: Enfrentar o crescimento com SQL Server 7.0 e PHC Enterprise.

A J.P. Sá Couto é uma empresa, com sede no Porto, que prepara computadores pessoais. Como consequência do forte crescimento verificado, foi necessária a reestruturação da empresa para responder às crescente solicitações sentidas. 

Solução escolhida

Os produtos da Microsoft adquiridos foram o Microsoft Windows NT 4.0 e o sistema de gestão de base de dados Microsoft SQL Server 7.0. Em relação à PHC, a escolha recaiu sobre o seu software de gestão ENTERPRISE. 

O tempo de implementação da solução foi de 2 meses, revelando fácil adaptação às situações encontradas, por parte dos produtos acima referidos.

Aliado a uma simplicidade de utilização aparente, o ENTERPRISE esconde uma estrutura complexa e completa para suportar qualquer sistema de informação, apresentando altos níveis de parametrização para o utilizador. Apoiando-se no Microsoft SQL Server 7.0 como plataforma base e respeitando a filosofia cliente/servidor exigida para sistemas desta dimensão, o ENTERPRISE oferece-nos um leque vasto de funcionalidades que se tornam fundamentais para qualquer departamento de uma empresa (gestão comercial, contabilidade, pessoal, imobilizado, ...). O ENTERPRISE oferece, ainda, uma integração total com todas as ferramentas Microsoft, podendo serem enviados alertas por “e-mail”, propostas de preços “transportadas” para o Microsoft Word e gráficos no Microsoft Excel, por exemplo.

A escolha do implementador
De acordo com Jorge Sá Couto, gerente da empresa, a qualidade dos produtos e serviços prestados é primordial, uma vez que constitui um elemento que permite a fidelização dos clientes. Para conseguir atingir estes objectivos, sentiu a necessidade de uma gestão fiável e actualizada na organização, de forma a garantir-lhe o controlo de processos e avaliação de rentabilidades. Para a obtenção de soluções deste género, a J.P. Sá Couto preocupou-se em procurar parceiros reconhecidos pelo mercado português, tendo optado pela Microsoft e a PHC.

A Constante inovação tecnológica, fiabilidade de soluções empresariais e qualidade de assistência técnica da Microsoft, levou a J. P. Sá Couto a não hesitar sobre qual o parceiro a escolher. A opção sairia ainda mais reforçada pela existência de “know-how” interno nestes produtos.

De acordo com Jorge Sá Couto, a robustez e fiabilidade do Windows NT, aliadas ao desempenho do SQL Server com o ENTERPRISE, constituíram um factor determinante na opção tomada.

Benefícios do projecto
No caso da J.P. Sá Couto, eram apresentadas duas barreiras como factor de decisão: o controlo “on-line” da produção e a elaboração de relatórios muito específicos. O ENTERPRISE permitiu, facilmente, a satisfação destas necessidades, apresentando um alto nível de adaptabilidade. Mostrou-se, ainda, para a J. P. Sá Couto como a solução mais equilibrada na relação preço/qualidade.

(artigo publicado na revista "Microsoft")