Solução escolhida
Em 2008, decidiu que necessitava de mudar de ERP, de forma a dinamizar a
gestão da empresa, sobretudo a nível do controle da distribuição e no suporte.
Após uma “maratona de demonstrações de diversas software-houses nacionais”,
como apontou Francisco Abadia, responsável da Magnelusa, a empresa optou
pelo PHC Advanced, a aplicação que “melhor respondia às necessidades da
empresa”. A primeira fase, iniciada em Janeiro de 2008, levou a que a empresa
apenas tivesse demorado uma semana a adaptar-se ao novo sistema. Na segunda
semana, disse Francisco Abadia, “já estávamos a facturar sem qualquer tipo
de problema e a partir daí temos vindo sempre a evoluir”.
A segunda fase da implementação incluiu pequenas personalizações na aplicação
para que se adaptasse ainda melhor às necessidades da empresa, nomeadamente
no módulo PHC Suporte e nos Mapas e Análises Comerciais. A terceira e última
fase, ainda em curso, abrange a implementação do PHC dCRM, que será um factor
importante, na medida em que os comerciais, que andam sempre fora, passam
a ter acesso rápido e prático à informação de que necessitam. A implementação
do PHC dGestão “irá permitir-nos também aceder à informação gerada pelos
comerciais, havendo o fluir da informação nos dois sentidos, com a consequente
poupança de tempo e recursos”, continuou. A implementação foi bastante breve,
fruto também da intuitividade da própria solução, tendo a empresa apenas
necessitado de 16 horas de formação nas funcionalidades base da aplicação,
tendo sido ministradas formações mais específicas para o Departamento de
Contabilidade e para o Departamento Técnico.
A escolha do implementador
“A decisão a tomar tinha dois factores importantes - escolher o software
mais indicado para as nossas necessidades e escolher a empresa com capacidade
para o implementar em tempo útil”, revelou Francisco Abadia.
A empresa confiou então a implementação à
Saturno.net, que apresentou os módulos PHC Gestão (8 utilizadores),
PHC Contabilidade (3 utilizadores), PHC Pessoal (1 utilizador), PHC Imobilizado
(1 utilizador), PHC Suporte (3 utilizadores), PHC CRM (4 utilizadores),
PHC ControlDoc (6 utilizadores), PHC Ecovalor (8 utilizadores) e PHC Intrastat
(1 utilizador). Este ano, a empresa efectuou ainda o upgrade para a v2009,
adquirindo ainda os módulos PHC dCRM (4 utilizadores), PHC dGestão (4 utilizadores)
e utilizadores extra noutros módulos que já utilizava. A solução apresentada
“permitia-nos ter o controlo e gestão da empresa em tempo real e de forma
integrada, uma situação que não existia com o antigo software que utilizávamos,
o que foi definitivo na escolha do fornecedor e da solução”, revelou o responsável
da Magnelusa.
Benefícios do projecto
A solução PHC “veio potenciar a centralização da informação de todos os
departamentos da empresa, obtendo desta forma uma gestão mais eficaz e centralizada
e dando-nos a possibilidade de actuarmos em tempo real”, apontou Francisco
Abadia. A aposta na implementação das aplicações digitais “vai dar-nos uma
grande mais-valia a nível de mobilidade, uma vez que os comerciais vão ter
a possibilidade de estar em permanente contacto com a empresa, quer no acesso
à informação, quer no envio da mesma para a sede”, continuou.
Com o upgrade para a V2009, em Janeiro de 2009, a empresa adquiriu ainda
a Vantagem Garantida PHC (licença de três anos do Software PHC®), conseguindo
assim ter a aplicação sempre actualizada e trabalhar na versão mais recente
o que, dois factores que por si só, “são demonstrativos da nossa satisfação
geral com a aplicação”, apontou Francisco Abadia. Contudo, concluiu, “há
sempre espaço para evoluir mais de forma a tirarmos sempre o melhor partido
da solução”.
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